Os 6 segredos para criar um logotipo de sucesso para sua empresa

*Por Juliana Seben

Se você tem filhos (pais de bichinhos também entram!) sabe muito bem como a escolha do nome é um momento muito importante. Afinal, é algo que eles irão levar para resto da vida e responsável por carregar o seu DNA. E se a gente gasta tanta energia para tomar essa decisão, porque na hora de criarmos a marca de nossa empresa não damos o mesmo valor?

A identidade visual, assim como o nome das pessoas, também é responsável por carregar essa carga genética, digamos assim. Tudo o que a empresa é ou objetiva ser será representado por um conjunto de símbolos, letras e cores capazes de transmitir a essência desse empreendimento. E é exatamente sobre essência que eu gostaria de falar.

Você provavelmente deu duro até chegar a configuração ideal de empresa: teve a ideia, conseguiu os investimentos, encontrou as pessoas certas para te ajudar e talvez até tenha pensado no nome antes mesmo de passar por qualquer uma destas etapas. E é levando em conta todo esse trabalho que eu reuni os 6 segredos para criar um logotipo de sucesso para sua empresa

Com este texto pretendo mostrar para você tudo o que precisa cuidar na hora de criar seu logotipo, desde a escolha do fornecedor até as primeiras divulgações. Se você está criando sua empresa ou pensando em modernizar sua marca, porque acredita que a identidade visual tem uma força imensa para vendas, este conteúdo foi feito exatamente para você.

1 – Entenda o que você quer transmitir

Primeira coisa que você precisa saber: toda a marca deve representar um conceito. E antes do que sugerir algum símbolo ou cor, você precisa encontrar a definição sobre o que gostaria que as pessoas sentissem ao ver a sua marca. Confiança? Alegria? Fome? Reúna alguns pontos que serão cruciais para que seu negócio dê certo. Por exemplo: se sua empresa for uma seguradora, um conceito importante é a confiança, afinal de contas, você será o responsável por ajudar as pessoas na hora de um aperto. Compreenda bem o seu negócio para ter um resultado bonito e funcional.

2 – Não é só um desenho

Muito bem, você passou pela primeira fase que é entender o conceito de sua marca/empresa. Agora vem a parte mais difícil: transformar estes conceitos abstratos em uma imagem. Para você alcançar este objetivo, é preciso entender que os símbolos que utilizar, as fontes e cores não serão escolhidas aleatoriamente. Tudo o que envolve sua marca será resultado de um estudo complexo que envolve o comportamento humano, estudo de mercado e concorrência e de tendências. Portanto, estabeleça de uma vez que sua marca não será apenas um desenho, mas a tradução de uma essência em símbolos que fazem total sentido para o público alvo em questão.

3 – Não deixe o barato sair caro

Acredito que aqui já ficou bem claro o quão complexa é a criação de uma marca, certo? Portanto, é evidente também que não é qualquer pessoa que tem essa sensibilidade e experiência para traduzir o DNA de sua empresa em algo físico, palpável. Logicamente, encontrar profissionais qualificados é uma premissa para você conseguir um resultado assim. E a gente sabe que o investimento necessário aumenta conforme o nível de qualidade. Mas pense bem: é a realização de um sonho. Além disso, sua marca pode ser um dos maiores investimentos de sua empresa. É algo que será visto por todos os seus clientes. É o RG de sua empresa. Se você dividir o custo de produção da identidade visual pelos anos de sua empresa, quanto dá por mês? Encare esse investimento como um legado e uma forte ferramenta de vendas e relacionamento e evite precisar reposicionar sua marca dentro de um ou dois anos, por não estar mais adequada ou, pior, ser acusada de plágio.

4 – Confie nas mãos de um profissional

Além de você conseguir melhores resultados na conceituação e execução de sua marca com um bom profissional, geralmente quando você procura uma agência especializada e com profissionais qualificados, o pacote costuma ser mais profissional também. Além do logotipo, você recebe todas as instruções necessárias para uso de sua marca. 

Aplicação da marca em cartões de visita

Com o manual de identidade visual, você conseguirá saber como aplicar sua marca em materiais impressos e também como não aplicar. Geralmente esses pacotes também incluem alguns materiais já prontos, como cartões de visita, folha timbrada, capa para facebook, uniformes, brindes, enfim, dependendo de sua necessidade. Tudo isso servirá como um guia para que sua marca seja utilizada da forma correta e traga muitos resultados positivos, além de uma imagem de profissionalismo.

5 – Siga as normas de aplicação da marca

Manual de identidade visual em mãos? Agora chegou a sua hora de atuar como profissional. O manual, os estudos, as conceituações, nada disso foi feito por acaso. Tudo tem um motivo bem claro: fazer da sua marca uma gigante. Por isso, respeite as normas de aplicação e tenha o manual sempre a mãos, principalmente quando fizer alguma parceria com entidades ou outras empresas. No caso de patrocinar algum evento ou atividade, fique de olho e faça um alerta para que sua marca seja utilizada corretamente. E não importa: mesmo que seja um documento interno, preze pela qualidade, os funcionários também são clientes e podem ser embaixadores de sua marca, faça com que tenham orgulho de exibi-la.

6 – Escolha bons fornecedores

Para garantir que seus materiais sigam um padrão, preze também por escolher bons fornecedores. Uma impressão errada, maquinário defasado ou desregulado ou mesmo um mau atendimento pode influenciar na sua comunicação. Não deixe de novo o barato sair caro e faça uma boa pesquisa antes de escolher uma gráfica ou serigrafia. Quando os materiais forem grandes, como fachadas, o cuidado deve ser redobrado, pois é um investimento alto e um material que ficará por muito tempo exposto.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que você terá meio caminho andado para o sucesso. O resto é com você! Bom atendimento, qualidade em seus produtos ou serviços e nunca esquecer o que fez você chegar até onde está darão a garantia de 100% de objetivo cumprido.

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