Por que o e-mail é uma excelente ferramenta de vendas

*Por Juliana Seben

Gostaria que você fizesse um rápido exercício de memória e lembrasse como era sua vida antes do e-mail. Aposto que as lembranças que vieram à tona estão relacionadas principalmente às ferramentas que se utilizava para uma comunicação escrita: cartas, telegramas, fax….Porém, o que eu pretendo desenvolver é outra linha de pensamento –  quantas pessoas você conseguia alcançar com estes dispositivos de mensagens?

Uma das maiores transformações do e-mail foi que é possível a gente se comunicar de forma pessoal com alguém, mesmo que o seu destinatário não seja apenas um e sim várias pessoas com o mesmo perfil. E é por isso mesmo que iremos abordar alguns pontos sobre como usar o e-mail como uma super força de vendas – e algumas dicas sobre como fazer com responsabilidade e profissionalismo.

Escalabilidade

O primeiro ponto a levar em conta na hora de contar com o e-mail como um grande aliado nas estratégias de venda é que com ele é possível escalar os contatos. Isso está relacionado ao que tratamos logo acima, em que, mesmo sendo uma mensagem super pessoal, ela pode ser enviada para dezenas, centenas ou milhares de destinatários com o mesmo perfil. Isso faz com que você otimize mais o seu tempo. Como?

Vamos supor que você tenha desenvolvido uma promoção super especial e queira divulgar entre alguns contatos antigos, pois acredita que é um bom argumento para retomar esse relacionamento. Muito mais fácil colocar todos ‘no mesmo bolo’ e enviar um email padrão apenas, certo? Mas veja bem, se você não tem disparador de e-mail, tome cuidado para que a pessoa não saiba que está dentro de um grande grupo, pois o efeito de sua mensagem será contrário.

Monitoramento

Bem, se enviar e-mail em massa economiza tempo, imagina se eu te disser que também traz uma vantagem muito interessante que é a possibilidade de monitoramento? Logicamente, este recurso valiosíssimo vale se você também utiliza um disparador de e-mail. Se você possui assinatura de algum desses softwares ou utiliza gratuitamente, poderá identificar todas as ações do seus destinatários. Quem realmente recebeu, quem abriu o e-mail, quem clicou em eventuais links e, a partir dessas informações, criar uma relacionamento ainda mais pessoal.

O que é possível fazer, por exemplo, depois de um primeiro disparo, é uma abordagem sobre o fato de a pessoa ter aberto seu último e-mail. A ressalva aqui é que é necessário que você seja sutil e não deixe claro que consegue seguir os passos de seu prospect, pois isso pode assustá-lo. Algo como “depois de conhecer nossa promoção” ou “espero que tenha gostado das novidades que enviei no último e-mail”.

Segmentação

Já que tocamos neste assunto, há outro fator importantíssimo e que pode ser crucial no uso do e-mail como ferramenta de vendas: estou falando da possibilidade de segmentar o público. Se você tiver acesso a essas informações de recebimento, abertura e clique dos e-mails, poderá criar argumentações bem interessantes e focar seus esforços de relacionamento com quem tem se interessado pelos seus conteúdos. Não é mais fácil falar com quem quer escutar? A lógica é essa.

Perfeitamente você também poderá fazer uma segunda abordagem com quem não abriu seu e-mail, trocando o assunto e fazendo um segundo disparo. O cuidado que você deve ter nesse caso é o tempo entre um e-mail e outro, sempre alerta para não encher a caixa de entrada das pessoas, isso pode causar um dano irreversível.

Dados

Além de todas essas vantagens, outra questão relevante é em relação aos dados que você armazena de seus clientes ou prospects. Toda a negociação, propostas e condições ficam registradas e você pode utilizar isso a seu favor sempre que precisar. Também é possível criar rankings para identificar que abordagens deram mais certo, que horário ou dia da semana você teve mais resultados em relação às respostas as suas investidas e algum perfil de cliente que tem um aproveitamento maior, para prospectar novos contatos.

De qualquer lugar

Sobre aproveitamento, outra característica vantajosa do e-mail é que é possível você consultá-lo de qualquer lugar. Isso implica que seu prospect ou cliente também, o que quer dizer que é preciso estar atento a sua caixa de entrada para não deixar passar oportunidades. Não quero dizer que você deve responder mensagens às 11 horas da noite. Jamais. Mas se enviar uma mensagem interessante para um grupo de pessoas, tome o cuidado de destinar as próximas horas para colher o resultado disso e fazer ligações ou enviar os textos necessários.

A maioria das pessoas tem uma rotina bastante corrida e o e-mail chegou para deixar o dia-a-dia mais prático. Você já dever ter lido aquela famosa frase “mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail”, certo? Então, que tal usar essa necessidade de resolutividade a nosso favor? Padronizar, agilizar e otimizar os resultados são apenas algumas das vantagens de utilizar o e-mail como ferramenta de vendas e elas estão a nosso alcance de forma simples e podem ser aplicadas imediatamente. Basta seguir estas dicas!

  • Cuidado com o número de e-mails enviados para a mesma pessoa, crie um calendário e cronograma;
  • Tenha bastante atenção com erros de português ou frases em CAIXA ALTA. Se ficar em dúvida, utilize programas como o word ou o google para encontrar a forma certa da escrita;
  • Tenha o máximo de informações possíveis de seu cliente e use isso a seu favor na hora de contatá-lo;
  • Retome contatos antigos e vá filtrando essas listas;
  • Sempre que possível, envie resumo de suas negociações que forem feitas por telefone, documentar nunca é demais,
  • Responda com rapidez e seja resolutivo para seu prospect saiba que pode contar com você e a empresa sempre que necessário.

E aí, gostou destes toques? Espero que sejam muito úteis no seu dia-a-dia e, se ainda não fazem parte de sua rotina de trabalho, sirva para uma mudança de comportamento que pode trazer muitos frutos.

Se quiser receber estes e outros conteúdos em primeira mão, basta assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo.

Bom trabalho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *