30 pontos para saber se sua empresa explora todas as possibilidades da Internet

*Por Juliana Seben

Já imaginou se na vida a gente tivesse um revisor? Alguém para fazer um apanhado de tudo o que a gente faz, corrigindo o que pode ficar melhor e ainda conferindo se a gente fez tudo o que precisa fazer? Seria maravilhoso, certo? Para a vida ainda não é possível, mas pensando em identificar se você está fazendo a lição de casa e garantindo uma presença digital de verdade, a gente criou o checklist da presença online.

Através dessa leitura, será possível você identificar se sua empresa está se apresentando de forma profissional na Internet e se é possível gerar resultado com suas ações. Então, qual é a orientação a partir de agora: vá pontuando todos os ‘sim’ que você responder e ao final conte quantas dessas ações já realizou para ter um diagnóstico de sua situação. Depois disso, utilize essa lista como checklist para começar a agir e implementar o que ainda não fez.  Preparadx? Vamos começar!

  1. Tenho um site responsivo e atualizado
  2. Há um formulário de contato no meu site
  3. Tenho diferentes pontos de conversão (formulários) no meu site
  4. Tenho um blog onde disponibilizo conteúdos de apoio aos meus públicos
  5. Uso o Facebook para relacionamento com os meus públicos
  6. Tenho uma página e não um perfil da minha empresa no Facebook
  7. Uso o Instragam para relacionamento com os meus públicos
  8. Uso o Linkedin para relacionamento com os meus públicos
  9. Faço planejamento de conteúdo para minhas redes sociais
  10. Faço meu próprio conteúdo para compartilhar nas redes sociais
  11. Minhas campanhas são integradas, uso meios off e online para divulgá-las
  12. Tenho um responsável dentro da empresa para cuidar das redes sociais
  13. Eu identifiquei qual é o perfil do usuário que interage comigo nas redes sociais
  14. Os usuários interagem comigo nas redes sociais
  15. Já fiz anúncios nas redes sociais
  16. Eu tenho um domínio próprio para email
  17. Eu uso e-mail para gerar vendas e relacionamento
  18. Eu acesso todos os e-mails que disponibilizo para contato para saber se há mensagens
  19. Eu faço um cadastro de pessoas que entram em contato comigo por e-mail
  20. Eu tenho um planejamento de relacionamento com as pessoas que entram em contato comigo por -email
  21. Eu tenho um disparador de e-mail que traz dados para análise e mensuração
  22. Eu mantenho atualizada a minha ficha de empresa no google para ser encontrado com mais facilidade, inclusive no google maps (site, horários de atendimento, etc) 
  23. Minha empresa aparece na primeira página de resultados orgânicos nas pesquisas do google
  24. Já fiz anúncio no google Adwords
  25. Meu site e meus conteúdos são otimizados para SEO para melhorar a busca orgânica
  26. Eu faço benchmarking com ações de empresas que são referência no meu mercado
  27. Minhas ações estão melhores na internet do que do meu concorrente direto
  28. Já fiz vendas com ajuda da internet, seja do site, e-mail, redes sociais ou whatsapp
  29. Eu tenho um profissional que ajuda com as ações de marketing digital para melhorar minha presença online
  30. Eu considero que investimentos em marketing digital são essenciais no dia de hoje

Se você acha que é muita coisa, não se assuste. Algumas dessas ações são estruturantes, ou seja, você leva um pouco mais de trabalho no começo e depois pode aproveitar os resultados. Se você achou molezinha, isso é um bom sinal! Quer dizer que você é praticamente um expert ou pelo menos já entendeu a importância de ter conteúdos de qualidade sobre sua empresa na internet.

É lógico que alguns desses itens pode não se aplicar a sua empresa. Por exemplo, pode não fazer sentido você usar o instagram ou o Facebook, mas sim uma rede social mais voltada ao mundo dos negócios, como é o caso do LInkedin. Essas análises você também precisa fazer e, de preferência, buscando referências profissionais para tomar essa decisão e não simplesmente achar que não são importantes porque você não usa. Procure sites e blogs para te ajudar nesse sentido ou alguma agência ou profissional especializado.

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