*Por Juliana Seben
Já imaginou se na vida a gente tivesse um revisor? Alguém para fazer um apanhado de tudo o que a gente faz, corrigindo o que pode ficar melhor e ainda conferindo se a gente fez tudo o que precisa fazer? Seria maravilhoso, certo? Para a vida ainda não é possível, mas pensando em identificar se você está fazendo a lição de casa e garantindo uma presença digital de verdade, a gente criou o checklist da presença online.
Através dessa leitura, será possível você identificar se sua empresa está se apresentando de forma profissional na Internet e se é possível gerar resultado com suas ações. Então, qual é a orientação a partir de agora: vá pontuando todos os ‘sim’ que você responder e ao final conte quantas dessas ações já realizou para ter um diagnóstico de sua situação. Depois disso, utilize essa lista como checklist para começar a agir e implementar o que ainda não fez. Preparadx? Vamos começar!
- Tenho um site responsivo e atualizado
- Há um formulário de contato no meu site
- Tenho diferentes pontos de conversão (formulários) no meu site
- Tenho um blog onde disponibilizo conteúdos de apoio aos meus públicos
- Uso o Facebook para relacionamento com os meus públicos
- Tenho uma página e não um perfil da minha empresa no Facebook
- Uso o Instragam para relacionamento com os meus públicos
- Uso o Linkedin para relacionamento com os meus públicos
- Faço planejamento de conteúdo para minhas redes sociais
- Faço meu próprio conteúdo para compartilhar nas redes sociais
- Minhas campanhas são integradas, uso meios off e online para divulgá-las
- Tenho um responsável dentro da empresa para cuidar das redes sociais
- Eu identifiquei qual é o perfil do usuário que interage comigo nas redes sociais
- Os usuários interagem comigo nas redes sociais
- Já fiz anúncios nas redes sociais
- Eu tenho um domínio próprio para email
- Eu uso e-mail para gerar vendas e relacionamento
- Eu acesso todos os e-mails que disponibilizo para contato para saber se há mensagens
- Eu faço um cadastro de pessoas que entram em contato comigo por e-mail
- Eu tenho um planejamento de relacionamento com as pessoas que entram em contato comigo por -email
- Eu tenho um disparador de e-mail que traz dados para análise e mensuração
- Eu mantenho atualizada a minha ficha de empresa no google para ser encontrado com mais facilidade, inclusive no google maps (site, horários de atendimento, etc)
- Minha empresa aparece na primeira página de resultados orgânicos nas pesquisas do google
- Já fiz anúncio no google Adwords
- Meu site e meus conteúdos são otimizados para SEO para melhorar a busca orgânica
- Eu faço benchmarking com ações de empresas que são referência no meu mercado
- Minhas ações estão melhores na internet do que do meu concorrente direto
- Já fiz vendas com ajuda da internet, seja do site, e-mail, redes sociais ou whatsapp
- Eu tenho um profissional que ajuda com as ações de marketing digital para melhorar minha presença online
- Eu considero que investimentos em marketing digital são essenciais no dia de hoje
Se você acha que é muita coisa, não se assuste. Algumas dessas ações são estruturantes, ou seja, você leva um pouco mais de trabalho no começo e depois pode aproveitar os resultados. Se você achou molezinha, isso é um bom sinal! Quer dizer que você é praticamente um expert ou pelo menos já entendeu a importância de ter conteúdos de qualidade sobre sua empresa na internet.
É lógico que alguns desses itens pode não se aplicar a sua empresa. Por exemplo, pode não fazer sentido você usar o instagram ou o Facebook, mas sim uma rede social mais voltada ao mundo dos negócios, como é o caso do LInkedin. Essas análises você também precisa fazer e, de preferência, buscando referências profissionais para tomar essa decisão e não simplesmente achar que não são importantes porque você não usa. Procure sites e blogs para te ajudar nesse sentido ou alguma agência ou profissional especializado.
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