Marketing digital: entenda por que terceirizar é a melhor opção

*Por Juliana Seben

Você já entendeu que investir em marketing digital pode ser a grande charada para aumentar suas vendas sem aumentar muito os custos. Também percebeu que ter uma presença digital pode ser o caminho para diferenciar-se da concorrência. E, acredito, já investigou sobre como as suas principais referências se posicionam em relação a este tema e, bingo, está todo mundo na Internet!

Chegou a sua hora e a dúvida que ainda paira é: como estruturar minha empresa para tirar proveito de todas as possibilidades que o marketing e as vendas com ajuda da Internet podem trazer? Pois eu vou te ajudar a partir de agora a entender qual é a melhor forma de fazer isso e uma coisa eu já posso afirmar – terceirizar é a sua melhor opção.

Como assim, Juliana?! Bem, para facilitar a compreensão, vou descrever alguns dos motivos pelos quais contratar uma agência de marketing digital tem o melhor custo benefício, comparando com a segunda opção, que é montar uma equipe interna. E, por mais que você já tenha um setor de marketing, terceirizar continua sendo o caminho mais eficiente.

Otimização dos resultados

Levando em conta todo o knowhow da agência que você irá contratar e da equipe responsável disponível para a realização dos trabalhos, a questão de otimizar os resultados parece incontestável. Mesmo que seus colaboradores sejam excelentes profissionais, contar com a ajuda de uma agência especializada parece o caminho mais curto para obter resultados mais rápidos e com um custo menor. Além disso, ao optar pela terceirização, a agência será a responsável por todas as etapas dos serviços de marketing digital, como pesquisar, planejar, estruturar as ações e executá-las, deixando você e seu time de colaboradores com mais disposição para se dedicar a outros pontos de seu negócio.

Flexibilização dos recursos

Em geral, as agências operam de duas formas: através do pagamento de uma fee mensal com um contrato mais longo, geralmente de 12 meses, ou através de jobs, que são trabalhos avulsos e com um prazo de criação mais curto. Dentro dessa realidade, você tem diferentes possibilidades e também tem condições de fazer variadas tentativas na busca de encontrar qual é a melhor forma de trabalhar com uma agência. Ou seja, o custo vai variar conforme a demanda de serviços. Essa flexibilidade não existe quando você se refere à contratação de um funcionário. Independente do número de atividades que ele for realizar ou do desempenho das tarefas, o custo mensal que você terá será o mesmo. Sem contar que romper este contrato pode ser mais complicado do que fazer o mesmo procedimento com um prestador de serviços.

Equipe especializada

Por mais robusta que seja sua equipe de marketing, dentro de uma agência a quantidade de profissionais e especialidades será imbatível. No caso de estar começando essa estruturação ou no mundo do marketing digital, este abismo fica ainda mais evidente. Para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital você geralmente precisa de pessoas responsáveis pela criação das artes necessárias, ou seja, um designer, um planner, que irá definir as estratégias, pelo menos um conteudista para criar os posts do blog e das redes sociais, além de e-mail marketing e fluxos de automação, também um responsável por implementar as ações dentro dos softwares que ajudam na execução das tarefas, como o RD Station, por exemplo; e ainda alguém de mídia, indicado para anúncios como em Google Adwords e Facebook Ads. Contratar este tanto de pessoas pode ser inviável e, neste caso, você irá encontrar todas essas especialidades acionando uma única agência.

Diversidade de recursos humanos

Além de cada um ter sua especialidade e poder dedicar-se exclusivamente para aquela ação em uma agência, possuir essa diversidade de pessoas traz outro benefício: o encontro de diferentes vivências e pontos de vista. Por mais que você também tenha isso dentro de sua empresa e por vezes pareça ser um empecilho na comunicação, as agências possuem processos estruturados e fazem das interações entre áreas um de seus mecanismos para encontrar soluções. Como no caso dos brainstorms, que são as “tempestades de ideias”, que possibilitam que um problema do cliente seja resolvido com criatividade, além do que, contribuem para que a equipe esteja totalmente integrada e a par do que está sendo planejado para o cliente.

Controle das operações

No caso da contratação da agência, a sua relação com as demandas será completamente diferente do que a que você tem com a equipe de marketing. Porque? Você contratará um serviço associado a um resultado X, pré-estabelecido por contrato e apenas receberá feedbacks relacionados a este desenvolvimento. Não precisa controlar cada passo e nem mesmo preocupar-se com o cumprimento de prazos, coisa que uma agência profissional preza e irá atender, na maioria dos casos.

Concentração de esforços

Se você já tem uma equipe de marketing ela poderá auxiliar a agência no desenvolvimento do planejamento e, dependendo, até mesmo na criação dos conteúdos, mas é isso que o seu time já montado e estruturado fará – auxiliar a agência. Com isso, seus funcionários darão sequências as estratégias que já desenvolvem e que serão complementadas com uma força-tarefa adicional do time de especialistas “terceirizados”.

Se ainda não ficou claro para você que investir na terceirização, buscando uma agência especializada para desenvolver as estratégias de marketing digital, é o melhor custo benefício, tenho uma sugestão: faça uma pesquisa! Procure por profissionais que poderiam compor sua equipe e mesmo converse com seus colaboradores do time de marketing para entender o que é possível ser feito. Além disso, faça contato com agências ou mesmo um orçamento com a Agência H. Tenho certeza que em pouco tempo você eliminará todas as suas dúvidas sobre a melhor maneira de começar a usar o marketing digital a seu favor.

Se tiver algo para complementar, deixe seu comentário abaixo. Será muito legal ter acesso a sua opinião. Até a próxima!

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