*Por Juliana Seben
A Internet e, principalmente, as redes sociais mudaram muito a forma como interagimos com o mundo. Nós como indivíduos e nossos empreendimentos mais ainda. Podemos dizer que a concorrência aumentou em todos os sentidos: desde a produção até a divulgação se tornou global e sem fronteiras. Da mesma forma, as oportunidades também se tornaram menos escassas e a forma de se comunicar com o público de interesse cria hoje uma imensa teia.
Como tirar proveito de toda essa estrutura criada e, mais interessante, como se destacar dentre tantas fontes de informação, entretenimento e resolução de problemas? Bem, nosso objetivo aqui é tentar trazer alguns passos que você pode seguir se estiver dentro do seguinte contexto: quer vender mais aproveitando as oportunidades que implica usar as redes sociais.
1) Entenda qual é o perfil mais adequado para o seu negócio
Antes de criar uma página no Facebook, identifique quais das redes sociais é mais adequada para seu tipo de negócio. Outro ponto importante é entender se você irá dar conta de preparar conteúdo, responder as mensagens e comentários. Se você não tiver pessoas na equipe que podem te ajudar, prefira iniciar o trabalho escolhendo apenas uma delas. Uma simples pesquisa no google pode te ajudar a entender qual faz mais sentido para seu produto ou serviço. Por exemplo, restaurantes conseguem explorar muito bem o Instagram, que tem um apelo visual muito forte. Se fosse necessário escolher entre uma rede social e outra, este seria o caminho inicial.
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2) Saiba com quem você irá conversar
Esta é uma questão muito importante para todas as comunicações que você fizer, obviamente, mas nas redes sociais é crucial. Isso porque você precisa criar uma conexão com as pessoas com as quais está conversando e para isso precisa entender o que faz sentido para ela. Uma forma de identificar isso é utilizando os recursos das próprias plataformas, que dão uma classificação do seu público. Porém, é preciso ir um pouco mais adiante e, caso você ainda não utilize este tipo de estratégia para vender, não terá essa possibilidade de acesso a dados. Escolha alguns de seus clientes com quem tem mais liberdade e uma boa relação e faça algumas entrevistas com questões relacionadas a conteúdo. Que sites costuma acessar, que tipo de imagens curte nas redes (literalmente), quais são as pessoas e empresas que a inspiram. Se você não puder fazer isso, trace um perfil entre seus clientes e vá testando os conteúdos. Aos poucos você vai ver o que funciona.
3) Explore a concorrência e páginas de negócios parecidos
Esse é um caminho muito interessante para tentar entender como o seu público se relaciona com as marcas, produtos e serviços na internet. É lógico que você não vai copiar o que seu concorrente ou principal referência faz. Até porque, embora sejam parecidos, nunca estarão dentro do mesmo contexto. Porém, é uma análise fundamental para começar a produzir conteúdo. Estudar os formatos, se são textos, vídeos ou imagens, o tipo de mensagem, a forma como escrevem, sobre o que estão falando e ainda a frequência com que isso é direcionado irá te ajudar a compor uma estrutura também. Preencha uma tabela com essas informações e depois vá “decifrando”. Naturalmente, as ideias vão surgir e você vai ter seu próprio plano de conteúdo e aí é só aplicar!
4) Estruture um planejamento – estabeleça uma frequência e variedade
Bom, o assunto acima está completamente relacionado a esse. Depois de entender como o coleguinha trabalha, é chegada a hora de pensar em seu plano para dominar o mundo. E, além de criar todas essas definições sobre o que, quando, como e onde, uma forma de você se organizar, caso não tenha uma equipe ou agência pra isso, é delimitar um número de horas para cuidar de suas redes diariamente. Os posts no Facebook podem ser programados diretamente da plataforma, o que permite uma certa liberdade. O Instagram diretamente ainda não. Porém, além de publicar, você terá que ficar de olho nos comentários e nas mensagens que receber. Para isso, não precisa ficar 24 horas, afinal, existem outras atividades a serem feitas, além da vida pessoal. Estabeleça que irá fazer este serviço entre as 13h e 14h ou ao finalzinho do dia, por exemplo. É uma forma de se organizar e colocar na rotina a conferência.
5) Direcione um mínimo de investimento
Você já deve ter ouvido falar sobre o algoritmo do Facebook, certo? Bem, não precisamos trazer conceitos aqui, mas o que você necessita entender é que ele direciona os conteúdos para os usuários da rede. E, como o Facebook é gratuito e sempre será, de alguma forma era preciso rentabilizar o negócio (sem julgalmentos, certo?). A forma encontrada para isso foi limitar o acesso a informação ou melhor, deixar os melhores espaços para quem paga. Portanto, amigx, tente investir pelo menos alguns reais em suas publicações. Não há muita dificuldade, Facebook e Instagram podem ser integrados e a própria plataforma dá o passo a passo. Idealmente, seria bom criar anúncios também, mas isso vai ser o papo do próximo artigo.
6) Crie interações
Na hora de desenvolver os conteúdos, é importante que você crie um diálogo com seus usuários. Para isso, além de conhecê-los muito bem, como já mencionei, você pode incentivar uma interação com promoções, perguntas, testes e ficar de olho no que está acontecendo no mundo, principalmente no mundo da Internet. Isso porque você pode aproveitar as oportunidades e assuntos atuais para criar essa conexão. Apenas tome cuidado com assuntos polêmicos, como política e futebol e também com os posts com tom de humor, que são bastante arriscados. Aliás, não é só porque muitas marcas seguem por este lado que você precisa replicar, ok?
7) Faça parcerias com outras empresas
Isso é algo que dá muito certo! Quer saber por que? Pois serão duas frentes criando uma rede de divulgação em prol do mesmo objetivo. Mas o que uma parceria quer dizer? Bem, aí a conversa pode se estender. Você pode fazer uma parceria para criar conteúdos mais elaborados para “presentear” seus consumidores. Por exemplo: você tem uma construtora e fecha parceria com uma seguradora para criar um material com dicas sobre como aumentar o patrimônio ou guardar dinheiro para comprar o primeiro apartamento. A pessoa que se interessar é um potencial cliente de ambas as empresas, certo? Bem, acabei extrapolando o assunto, pois de redes sociais fomos para o Marketing Digital de forma mais ampla. Bem, seguindo no mesmo exemplo, vocês podem fazer uma promoção em conjunto, compra o apê e ganha o seguro. Podem também criar um campanha com cunho social que, além de ajudar as pessoas, irá colaborar com suas imagens como empresas responsáveis. Enfim, são inúmeras as possibilidades, espero que tenha ficado clara a intenção!
8) Use boas fotos
Boas fotos não são perfumaria. Se você quer ter mais chances de se comunicar e surpreender seu público, invista em boas imagens. Mais que isso, se tiver um banco próprio é melhor ainda! Você pode pensar em fazer um ensaio contratando um fotógrafo profissional para fazer uma boa base e ir utilizando ao longo do tempo. Porém, se você tiver talento e um bom equipamento (que pode ser câmera ou celular), já pode ajudar. O importante é você sempre cuidar da luz e do ângulo em que irá trabalhar. Procurar em bancos de imagens também é uma boa saída, embora sempre engajem menos, ou seja, não provocam tantas interações entre a publicação e o usuário.
9) Aproveite a audiência de grupos
Essa é uma boa tática, mas que deve ser utilizada com moderação. Porém, costuma funcionar bem. Se você tem conta no Facebook ou Linkedin, com certeza deve participar de algum grupo no Facebook, certo? Os grupos são lugares que reúnem pessoas com perfis ou gostos em comum. Por lá rolam discussões, trocas de informações e você pode aproveitar dessa audiência super customizada, caso seu produto tenha relação com ela. É claro, que o que você irá oferecer a essas pessoas deve fazer total sentido. Por exemplo, você não vai oferecer serviços automotivos em um grupo de ciclistas. Pode até ser que role alguma venda, mas é um risco muito grande de as pessoas enxergarem com maus olhos sua intervenção.
10) Crie listas de transmissão no WhatsApp
Reunir pessoas com interesse em novidades e promoções do seu produto ou serviço em uma mídia tão direta pode ser muito produtivo. Isso porque as pessoas já demonstraram que têm interesse em comprar, apenas não sabem o que e nem quando. Este tipo de estratégia tem funcionado muito com lojas de roupas, calçados e acessórios. Mas se encaixa em diferentes tipos de negócios, afinal, são pessoas que saberão em primeira mão o que está rolando de tendências e que podem aproveitar estoques limitados de algum produto em promoção. Para iniciar, vá conversando com seus clientes do dia a dia para saber se tem interesse e também divulgue entre outras redes sociais e no seu WhatsApp pessoal, enviando convite via link por lista de transmissão. Aqui, o ponto de atenção é deixar bem claro o objetivo e principalmente você mesmo respeitar as regras: divulgar lançamentos e promoções.
Chegamos até aqui com algumas das formas de melhorar ou iniciar suas vendas utilizando o potencial das redes sociais. São dicas básicas para quem está começando ou que já utiliza, mas sem muita dedicação. O bacana é que você irá conseguir medir os resultados imediatamente, além do que, os próprios sites das plataformas disponibilizam muitas informações para te ajudar em tudo o que for preciso. Aqui no nosso blog também tem muitas informações úteis que podem colaborar com seu sucesso. E você pode recebê-las mensalmente por e-mail, basta assinar a newsletter no formulário abaixo. Em caso de dúvidas, entre em contato!