Aquele tênis que você pesquisou na internet está te perseguindo?

*Por Henrique Seben e Juliana Seben

O que vamos contar agora provavelmente já aconteceu contigo: você entrou em um site para ver um determinado produto e, depois disso, aquele produto começou a “perseguir você” através de anúncios em sites, Facebook, Instagram, aplicativos e em todos os lugares que você navegou na internet. Já viu isso, né?
Esse formato de publicidade chama-se remarketing e você pode usar ele a favor de sua empresa também, não precisando nem mesmo ter um site para isso. É claro que, se você tiver um e-commerce, o remarketing será mais eficaz, afinal você estará oferecendo exatamente aquele produto que um consumidor específico está procurando e ele poderá comprar na hora.

Mas você pode fazer anúncio de remarketing utilizando tão somente o Facebook de sua empresa e impactando aquela pessoa que visitou sua página na rede social, curtiu, compartilhou ou comentou uma de suas publicações. Além disso, também é possível fazer remarketing utilizando o Google. Através dele você anuncia na rede de displays (que são sites parceiros do Google) os produtos de sua empresa exatamente para as pessoas que visitaram o seu site (não necessariamente um e-commerce).

O remarketing é uma das ferramentas mais eficazes atualmente em tratando-se de marketing digital para e-commerce, mas também costuma ser bastante eficiente para empresas físicas, pois auxilia na lembrança de marca e de produto, muitas vezes resultando em vendas.

Trabalhando com este tipo de anúncio, você irá focar em dois tipos de prospects (ou leads): os classificados como “mornos” e “quentes”. Essa indicação faz parte da divisão feita pela especialista em Facebook, Camila Porto. Ela setoriza os usuários entre “quente” (quem tem já uma relação com você), “morno” (quem conhece a sua empresa, mas ainda não consumiu) e “frio” (quem ainda não te conhece). É evidente que o ‘empurrãozinho’ do remarketing tenha efeito sobre os usuários “mornos” ou “quentes”, certo? Afinal, é preciso que eles tenham tido algum acesso às suas redes ou site.
Bom, essa “mágica” que acontece pode te ajudar a fazer com que a pessoa retorne e investigue mais ou mesmo faça um contato. No caso do e-commerce, a ideia é que incentive a compra imediata.

Neste ponto, é importante levar em conta duas coisas importantes:

1) O anúncio remarketing tem que levar em conta esse estágio da pessoa, caso contrário, não terá efeito. O que quero dizer é que ele precisa estar quase pronto para a compra e a mensagem do anúncio relacionado e condizente com este momento também.

2) O segundo ponto é justamente essa mensagem. Existem alguns tipos de abordagens que funcionam melhor neste momento da pessoa. Além disso, algumas técnicas para produção do anúncio em si podem ajudar a criar uma efetividade, o que vou abordar agora.

O ponto principal quando se fala em anúncio no Facebook, independente do tipo que você optar por fazer, é que ele é uma rede social em que as pessoas vão buscar conteúdo e não acessam para pesquisar para comprar. Isso implica que se você quiser que seus anúncios tenham resultado, você vai precisar criá-los de modo que eles se pareçam com um conteúdo e que seja útil para os usuários em questão. Essa também é uma dica da Camila Porto super valiosa, principalmente para quem está começando ou não conta com profissionais experientes para pensar e executar essa tarefa dos anúncios.

Como você pode fazer isso? Em primeiro lugar, lembre-se de falar dos benefícios do seu produto ou serviço e não dos processos ou procedimentos. Ou seja, se sua empresa é uma corretora de seguros, ofereça uma vida tranquila, férias sem preocupação ou uma viagem relaxante. Tudo isso ele irá ter, caso opte por ter um seguro do carro, casa ou vida. Entende o que quero dizer? Em segundo lugar, evite usar um anúncio estilo “panfleto”, com ícones ou preços. As pessoas buscam enxergar pessoas no Facebook e não o seu produto em destaque. É lógico que você pode falar de preço ou desconto, mas seja sutil.

Isso faz com que eu traga outro tema importante na hora de executar sua estratégia de anúncios: as imagens. Como mencionei acima, se os usuários querem ver rostos, foque em imagens com pessoas também. Isso irá transformar o seu anúncio em conteúdo e algo parecido com o que as pessoas querem encontrar, nada que destoe e seja descartado de imediato. Você sabia que seu anúncio tem 2 segundos para chamar a atenção? Pois então, tente otimizar ao máximo essa relação entre seu anúncio e seu público final.

O mais bacana dos anúncios de Facebook ou Google, seja remarketing (ou retargeting), é que você pode ir testando o que dá mais certo. É lógico que ninguém quer perder dinheiro, mas você pode ir colocando orçamento aos poucos e ir acompanhando. E isso também é crucial, que você consiga dar uma boa atenção enquanto rodam as suas publicidades e principalmente ir medindo o resultado em VENDAS.

Como já comentei em outro momento, o próprio Facebook disponibiliza informações para que você mesmo possa gerir os anúncios, através de uma central de ajuda. Se você precisar de algo mais robusto, a Camila Porto também é uma excelente fonte, com muitas dicas e informações que podem te ajudar a encontrar seu público na internet e começar uma relação duradoura e bastante lucrativa para você.

E aí, gostou de saber que é mais simples do que parecia? Em caso de dúvidas, deixe seu comentário!

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