9 termos de Marketing Digital que todo empreendedor deve conhecer

Mas por que, você deve estar se perguntando? Bom, primeiro é importante dizer que mesmo em empresas de diferentes cenários, é necessário reconhecer alguns conceitos. Se você tem um departamento de Marketing ou agência responsável por isso em seu empreendimento, você deve ter ou ao menos precisaria ter certa familiaridade com alguns nomes para poder entender os relatórios de resultados do setor. Se você se encaixa em uma segunda situação de ainda não trabalhar com essa modalidade do Marketing, leia esse artigo

O segundo ponto é que se sua empresa não está pronta para investir em Marketing Digital ou mesmo você ainda não entendeu como ele se encaixaria em sua realidade, você, empresário, com certeza é a “persona” de alguém. Então, querendo ou não, você está inserido neste mundo de métricas, resultados e termos que vamos conhecer agora.

 

Persona

Iniciando a lista com ela, já que acabei de citá-la. Personas são os perfis de clientes que a empresa tem ou pretende ter.  A persona é um detalhamento de todos os interesses, mídias e problemas que precisam ser resolvidos com o produto ou serviço. É como se fosse uma evolução dos públicos alvos. Enquanto este último carrega dados como idade, gênero e classe social, a persona é algo mais complexo e traz um melhor entendimento sobre como, quando e onde podemos impactar as pessoas com nossa comunicação. Exemplo? Vamos ver abaixo:

Empresa: Seguradora Segura
Público alvo: Verônica, 35 anos, mulher, advogada, solteira.
Persona: Verônica gosta de ler assuntos relacionados a investimentos financeiros, busca informações em portais de notícias, redes sociais e blogs de música. Verônica gosta de resolver tudo pela internet ou telefone e não quer perder tempo para decidir sobre o melhor seguro. Valoriza muito um bom atendimento e gosta de receber indicações sobre como investir seu dinheiro e proteger seu patrimônio.

Tráfego

É o movimento ao site e/ou blog, a quantidade de visitantes num período. Para conseguir melhores resultados em Marketing, é necessário ter um bom tráfego, pois são todas as pessoas que irão visitar a sua empresa na Internet. É como se fosse a quantidade de pessoas que entram em uma loja física, por exemplo. Quanto maior o tráfego, maiores as chances de conversões.

Conversão

Uma conversão é como se a pessoa mudasse de status e para isso precisa fazer uma ação. Ela pode, por exemplo, mudar seu status de visitante para lead, de lead para oportunidade, de oportunidade para vendas. Calma, eu vou explicar. Vamos supor que sua loja física receba 10 visitas durante uma manhã. Destas visitas, apenas uma fez compras. Essa pessoa se converteu em cliente. No caso, quando um usuário chega ao seu site e ele tem uma sessão de vendas, ou seja, é um e-commerce, o visitante pode converter em cliente também. Mas se ele ainda não estiver disposto a comprar ou mesmo você não tenha um e-commerce, ele pode converter em algum outro formulário que houver no seu site. Pelo menos seria o ideal. Se ele fizer uma conversão no formulário de orçamento, por exemplo, já podemos considerar ele uma oportunidade, pois indica que ele está interessado em seu produto e buscando mais informações para a compra.

Lead

Bom, o papo acabou nos conduzindo para o conceito de lead. Quando o visitante faz um cadastro no site ou blog para ter acesso a um material rico ou outra ‘recompensa’, ele vira um lead. Este é o principal objetivo do Inbound Marketing, pois é possível criar uma relação pessoal a partir de agora. Quando o prospect vira lead você consegue criar um relacionamento mais pessoal com ele e enviar alguns conteúdos que podem ajudá-lo a tomar a decisão pelo consumo do seu produto ou serviço.

Inbound Marketing (Marketing de Atração)

É uma forma de atrair um cliente em potencial que já chega ao vendedor com conhecimentos sobre a empresa e interessado em saber mais sobre seus produtos e serviços. Com esta metodologia, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.

Landing Page

São páginas criadas para disponibilizar conteúdos ricos (e-Books, planilhas, vídeo aulas, etc) e que possuem um formulário para ser preenchido e transformar o visitante em lead. Você incentiva que os visitantes do seu site façam uma conversão em um formulário existente nesse tipo de página e a partir daí começa a relacionar com ele através de e-mail marketing ou outras formas mais diretas.

ROI

O return over investment (ROI), que em português significa retorno sobre investimento, é o valor que determina se o capital investido realmente está gerando lucro ou prejuízo. O ROI não é apenas aplicado em Marketing Digital logicamente, não é um conceito novo, porém, como é uma modalidade que traz muitas métricas, o cálculo do ROI fica muito mais fácil.

SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Ou de forma mais clara, são as técnicas que você utiliza quando vai produzir um conteúdo para sua empresa de modo que o Google irá entender que seu site é uma referência no assunto. Com isso, quando as pessoas fizerem pesquisas relacionadas ao que você trata em seus conteúdos, o seu site irá aparecer como primeira opção. Vamos supor que a Verônica esteja procurando por seguros para carro na Internet. Você acha que os primeiros resultados aparecerão por acaso? Com certeza não. O Google irá “indicar” quem ele mais confia, ou seja, quem ele pensa que é referência no assunto seguros para carro. Como isso acontece? Provavelmente a seguradora investe em conteúdos e otimizações em seu site para “provar” para o Google que são especialistas no tema.

Mídia programática

A compra de anúncios programáticos geralmente se refere ao uso de um software para comprar publicidade digital. Essa aquisição se dá em sistemas baseados em modelo de leilão. É possível anunciar em toda a web para uma audiência específica e em tempo real. Como? Você define em quais locais seu anúncio será exibido de acordo com as preferências de suas personas. Digamos que a Verônica goste de acompanhar as notícias sobre o mercado financeiro em um portal de notícias X. Se a seguradora identificou os locais que ela busca informações, vai prever que anúncios apareçam nesse portal, sem necessariamente tenha comprado mídia com eles, uma vez que é o Google (ou outra plataforma) quem distribui estes anúncios. Fica mais claro assim? Caso você precise de mais detalhes sobre esse tipo específico de mídia, solicite aqui.

E aí, já conhecia a maioria dos termos? A gente espera que você se sinta preparado para conversar sobre o assunto ou pelo menos que tenha ficado curioso para entender um pouco mais sobre esse universo de métricas que é o marketing digital. Se você ainda ficou com dúvida em relação a algum termo ou mesmo queira saber mais, deixe seus comentários abaixo!

 

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