Como ter ideias criativas de divulgação

*Por Juliana Seben

Aposto que você já se perguntou como pode algumas pessoas terem tanta facilidade para ter ideias ou mesmo pensar em detalhes que você julga jamais conseguir. Como mágica, colegas de trabalho, amigos ou alguém que você admira transformam algo que parece elementar em uma grande sacada e geralmente ganham dinheiro com isso.

Não estou falando de ideias de negócios, que hoje em dia são ainda mais comuns, levando em conta o mercado flexível que vivemos. Mas de como dentro de seu contexto de empresa, como alguns profissionais são capazes de pensar fora da caixa e com um pouco menos de investimento conseguem vender ou ser mais conhecidos.

Bem, o que eu tenho para dizer é que não há magia. E sim, algumas pessoas têm mais facilidade para enxergar além do óbvio. A boa notícia é que você pode desenvolver algumas habilidades e exercitar seu cérebro para que também transforme toda essa energia e um aumento de receita.

Neste artigo, reuní 5 maneiras de você exercitar sua criatividade e conseguir criar estratégias de divulgação para sua empresa.

1) Inspire-se

Uma das formas mais interessantes de você encontrar boas ideias é se rodear de boas ideias. Com todo o acesso à informação que temos hoje em dia, encontrar inspiração é um exercício fácil de fazer. Comece pesquisando entre empresas do mesmo ramo que você. Dê uma boa vasculhada nas redes sociais, sites e blogs para entender o que as referências do seu mercado estão fazendo. Se for difícil encontrar, busque em outras áreas que tenham algo em comum com a sua. Pode ser o tipo de indústria, o público, a cidade. Faça esse mapeamento e vá anotando tudo o que chama a sua atenção ou mesmo entenda como o público reage. Depois disso, faça um filtro e tente adaptar a sua realidade. Importante aqui é você não tentar copiar, por dois motivos simples: pega mal e possivelmente pode não ter o mesmo resultado para você, afinal, cada caso é um caso, né? Saiba transformar!

2) Faça cursos

É muito importante que você busque qualificações para entender o que o mercado anda “aprontando” por aí. Muitos cursos relacionados à propaganda ou marketing tem abordagens ou focos um pouco mais específicos, mas você pode procurar por algum nessa temática que tenha como público empresários e não apenas profissionais da área. Além disso, uma boa ideia para exercitar a criatividade é buscar cursos e eventos fora dos campos que você domina. Este tipo de atividade costuma despertar alguns sentidos e, como complemento, o contato com pessoas diferentes do seu círculo podem proporcionar discussões e pontos de vista muito interessantes.

3) Converse

E aqui chegamos em mais um ponto muito importante: conhecer pessoas e trocar ideias. Aproveite ao máximo esse movimento de conhecer uma nova habilidade ou realidades. Se você é uma pessoa mais reservada, pode ser um pouco mais difícil no começo, mas depois você vai achar super natural puxar conversa nos intervalos de eventos. As pessoas também acham que é brincadeira, mas participar dos happy hours é uma parte importante dos eventos. Neste momento as pessoas estão super propensas a conversar porque querem compartilhar alguma inquietação ou mesmo a empolgação depois de algumas horas de aprendizado. Este ponto, porém, não se aplica apenas a eventos. Você pode conversar em reuniões de associações, entidades e até mesmo criar um grupo de discussões para reunir pessoas que assim como você tem muita experiência, mas muitas vezes não consegue usar isso a seu favor na hora de pensar em estratégias de divulgação.

4) Abra a mente

Todos esses exercícios anteriores não valerão de nada se você não estiver disposto a enxergar diferente. Para isso, tente começar a observar sem julgamento de valor. Ouça atento o que as pessoas estão falando e faça isso exercitando também a empatia, ou seja, se colocando no lugar daquela pessoa. Tente encontrar a estratégia por trás de cada ideia e se permita fazer alguma coisa que nunca tenha feito. Para isso é muito importante, além de não julgar, não ter medo de ser apontado como isso ou aquilo. Abrir a mente é também uma forma de ligar menos para o que os outros vão pensar.

5) Encontre ajuda

Se você costuma ou já seguiu todos esses passos e mesmo assim está difícil ser criativo na hora de divulgar sua empresa, procure ajuda profissional. Muitas vezes até temos ótimas ideias, porém, na hora de colocá-las em prática, nos falta a estrutura necessária. As agências de propaganda, além de pensarem em estratégias, são responsáveis por aplicar o planejamento e analisar os resultados das ações de Marketing.

Estes são os principais exercícios que faço para que as ideias tenham mais fluidez e espero que façam sentido para você também. Muitas vezes, mesmo utilizando estas táticas fica um pouco difícil, mas é muito importante que você dê tempo a sua mente. Quando você menos esperar, uma luz vai se acender e você vai se sentir um gênio! Ah! não esqueça de compartilhar suas ideias com outras pessoas, é muito legal quando elas podem ser complementadas por outros membros da equipe.

Compartilhe este post com quem você acha que vai gostar! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *