*Por Juliana Seben

Se você se interessa por Marketing provavelmente já deve ter ouvido falar em Marketing de Conteúdo, certo? De acordo com uma das maiores referências do tema no mundo, Joe Pulizzi, Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.
Ou de forma mais direta, é uma estratégia adotada cada vez mais por empresas e que consiste em produzir conteúdos para seus públicos com objetivo de informar as pessoas, se tornar referência em um certo tema e futuramente transformá-las em consumidores de seus produtos ou serviços. O Marketing de Conteúdo é a base do Inbound Marketing.
O que irei abordar neste texto não é exatamente sobre o que é como fazer, quero ir um passo adiante: falar sobre o que Joe Pulizzi chama de os 3 “R’s” de sucesso do Marketing de Conteúdo.
Registre, Repita e Remova, os termos foram traduzidos de forma livre, mas eu vou tentar explicar o que cada um deles significa para que você possa entender o que deve levar em conta antes de iniciar estas estratégias por conta própria ou contratar uma agência especializada.
PRIMEIRO R – REGISTRE
Na hora de pensar em um planejamento de comunicação você precisa, mais que ter em mente, registrar qual é o seu objetivo. Perguntas como “onde minha marca quer chegar” devem ser respondidas e escritas. A partir disso você poderá focar no que sua empresa tem que ser e como o seu conteúdo deve ser explorado.
SEGUNDO R – REPITA
Mais do que publicar constantemente e regularmente o seu conteúdo para que ele seja realmente uma estratégia, a questão principal aqui é a persistência. Você deve elaborar um calendário editorial e investir em conteúdos de qualidade e principalmente lembrar que o marketing de conteúdo demora para trazer resultados – em média 20 meses!
TERCEIRO R – REMOVA
Este ponto está totalmente interligado ao primeiro e se refere a remover as distrações ou o que não está adequado ao seu objetivo, que não é foco. Em termos práticos isso significa que você deve escolher os lugares que são estratégicos para estar. Você não precisa estar em todos os canais só porque eles existem, mas pode focar na mídia que lhe traz mais resultados. Escolha um importante canal como principal e utilize os demais para promover o o que será o carro chefe. Por exemplo: se o Linkedin não te traz muitos resultados, não precisa “perder seu tempo” preparando conteúdo para ele, use sua energia para o que realmente importa.
Faz sentido para você os três R’s do sucesso? Se formos parar para analisar, eles nos dão insights para outras áreas do marketing também e não só o de conteúdo. Afinal, estratégias são acima de tudo fazer escolhas – decidir para onde se vai e principalmente para onde não ir.
Se você ainda não tem certeza em relação a isso, lembre-se de alguns atletas que obtêm êxito em suas carreiras. Em geral eles focam em uma categoria ou área para que sejam o melhor possível naquela especificidade. Entender o que dentro de sua estrutura tem grande êxito com seus prospects pode ser um de seus grandes segredos de sucesso!