*por Juliana Seben
Você já ouviu falar em Golden Circle ou, em português, Círculo Dourado? Ele é um conceito criado por Simon Sinek, que tem como objetivo desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha. É uma metodologia bastante simples, mas que causa um grande impacto positivo, porque acaba por tornar as empresas mais inspiradoras, digamos assim, e dar a elas seguidores e fãs e, por consequência, clientes engajados.
Simon é especialista em liderança e criou o Golden Circle como uma nova forma de pensar e principalmente de comunicar, baseado nos “por que’s” das empresas e não nos “o que’s”. Desenvolver a comunicação pensando nessa pequena grande mudança de formato, é a proposta feita por ele baseada nas formas em que recebemos as informações e tomamos as decisões. Elas ocorrem de dentro para fora, tendo as questões emocionais um papel muito importante neste quesito.
As empresas comandadas por líderes que inspiram agem de dentro para fora do círculo dourado, que é dividido em três partes – a mais interna, formada pelos POR QUES, a intermediária feita pelos COMOS e a externa pelos O QUES. Os por ques nada mais são do que os objetivos e o propósito da empresa. É isso que acaba influenciando as decisões do consumidor de forma menos racional e mais emocional.
Mas por que isso acontece? Se você explica para as pessoas as motivações da sua empresa, é muito mais fácil que elas criem conexões com você e tomem as decisões mais por intuição, afinal, segundo Siner, as pessoas fazem as coisas que provam o que elas ACREDITAM.
Mas e como eu faço isso com a minha empresa? Bom, possivelmente você tem um propósito que fez com que sua empresa nascesse e que vai além de ganhar dinheiro, certo? A vontade de transformar uma realidade, o desejo de dar continuidade à empresa da família ou mesmo a vontade de valorizar o ofício que você realiza, gerar empregos, enfim, infinitas possibilidades.
Se hoje você vende camisetas personalizadas que tal passar a vender o por que de criar estampas e uniformizar as pessoas? Se você deixar clara sua motivação por existir, qual a possibilidade de se conectar com seus clientes e isso ser um grande diferencial para que eles optem por sua empresa entre tantos fornecedores de camisetas?
Pra ficar mais claro, Sinek traz um exemplo muito bom de uma empresa bastante conhecida por ter mais que clientes, verdadeiros seguidores – a Apple. Se fosse descrever o que a empresa norteamericana faz, dividido entre por ques, como e o que, essa seria a configuração:
O QUE – Nós fazemos ótimos computadores
COMO – Eles são lindamente projetados, fáceis de usar e com uma boa interface
PORQUE – Tudo o que a gente faz questiona o status quo, pensamos diferentes (e as pessoas querem causar essa impressão de que pensam diferente também)
Fica clara a diferença na comunicação? Ótimos computadores são feitos por muitas empresas. E todas elas também têm equipamentos bonitos e são fáceis de usar, certo? Pelo menos mais de duas opções você deve ter lembrado. Mas e quantos carregam consigo o conceito de “pensar diferente”.
Ter um iPhone é muito mais do que ter um excelente equipamento, carrega consigo todo um status, faz da pessoa membro de uma comunidade de pessoas que pensam diferente. É lógico que a Apple tem muito mais por traz, mas é um bom exemplo para entendermos como os por ques funcionam.
O autor do Golden Circle traz ainda uma série de características que as empresas que pensam nos por ques apresentam. Nos quase opostos O QUE x PORQUE temos o poder x inspiração, pessoas que lideram x líderes, vocês devem fazer x eu acredito, eu tenho um plano x eu tenho um sonho.
Isso tudo é pensar e agir de dentro para fora do círculo. É como se você abrisse o coração de sua empresa para que outras pessoas pudessem se apaixonar. É mostrar os motivos pelos quais fizeram você investir tempo, dinheiro e dedicação por uma empresa. E fazer deles também motivos de outras pessoas.
Inspirar para gerar ação! E já que estamos falando em ação, que tal testar e trocar os o ques pelos por ques agora mesmo? Comece com esse exercício de escrever, chame sua equipe pra ajudar. Se puder, compartilhe com a gente depois.
Até logo!