*Por Juliana Seben
A gente adora trabalhar, mas também não pode negar que a época das férias é maravilhosa, né? Poder dar um descanso para a cabeça, desligar dos compromissos e curtir a vida sem horários são umas das vantagens dessa época do ano.
Muita gente volta das férias cheia de ideias e o segredo não é ficar ligado nos problemas da empresa à distância, não. Existem algumas formas de aproveitar ao máximo a criatividade e retornar para casa com mil planos e cheios de energia para colocá-los em prática.
Vamos conferir quais são elas?

Caderninho sempre à mão das ideias
A primeira delas é básica, para você não esquecer: tenha sempre à mão algo para anotar suas ideias. A gente pensa que vai lembrar, mas com tanta coisa boa acontecendo (e talvez aquela cervejinha gelada rolando) é provável que não. Eu, particularmente, apesar de adorar a tecnologia, ainda não desapeguei do papel, por isso uso muito ainda a caderneta para anotar as novas ideias. Pode ser qualquer coisa, celular, caderno ou um papel perdido, o importante é não deixar passar. Não se apegue ao fato de a ideia parecer tola e também não escreva palavras perdidas, sem referência. Aqui, de novo, a memória pode falhar.
Inspire-se com a natureza
Independente do lugar que você passa as férias, sempre haverá alguma paisagem inspiradora pelo caminho. Aproveite o máximo possível do contato com a natureza para se inspirar. Preste atenção nos detalhes, aguce os sentidos (todos eles) e reflita sobre como tudo aquilo está ali. A natureza, por ser simples e imponente ao mesmo tempo, tem as mesmas características de uma boa ideia.
De olho no que funciona
Fique atento a tudo que rola ao seu redor. Das novidades que rolam pela orla, se você for à praia, ao tipo de atendimento que recebe no restaurante. Placas, músicas, reações. Preste atenção em como as pessoas reagem ou se organizam. Tudo isso pode dar insights impressionantes! Aliás, é legal exercitar este olhar, pois você passará a enxergar novas ideias em qualquer lugar que for. Se possível, tenha contato também com empresas que prestam o mesmo serviço ou vendem o mesmo produto que você. Seja um consumidor por um dia e tire das experiências positivas e negativas ideias para otimizar o seu atendimento, organização ou gestão.
Converse com estranhos
Puxe conversa na fila! Falar com pessoas que você não conhece pode ser excelente para mudar sua visão sobre alguma coisa ou para conhecer diferentes realidade e sair da bolha. Além disso, aqui também é uma forma de você entender como é o “funcionamento” das pessoas. Você pode aproveitar até para testar alguma ideia ou conceito que criou ao longo dos dias com a criatividade aguçada. Faça experimentos e explore o conhecimento de quem estará ao seu redor.
Espero que essas dicas façam sentido para você e que você volte das próximas férias com um monte de ideias na cabeça E NO PAPEL, hein?