*Por Juliana Seben
Você já deve ter percebido nos nossos posts por aqui e pelos exemplos das empresas que acompanha que ter uma página em redes sociais é muito mais do que ela simplesmente existir. Conseguir bons resultados com estas mídias exige uma certa dedicação, principalmente quando o tema é gerar conteúdo de qualidade.
Para criar posts que geram engajamento e incentivar que as pessoas curtam, comentem, compartilhem E COMPREM, é preciso planejamento e algumas horas por semana de atenção. Indo um pouco além, um tanto de investimento também.
A cada novo ano, novas são as tendências de comunicação e marketing digital e o conteúdo continua sendo uma das principais. É por isso que reunimos neste post os 3 principais motivos para investir em conteúdo em 2019.
1) Transformar sua empresa em uma referência
Uma das principais dicas para gestão de conteúdo nas redes sociais é evitar ao máximo ser apenas um outdoor de sua empresa. Falar apenas sobre si mesma ou sobre seus eventos e ações não é algo atrativo para os seguidores, que usam essas plataformas por diferentes motivos, mas entre os principais, para se conectar com pessoas e ideias.
Por isso, ampliar a gama de conteúdos para temas relacionados ao seu negócio é a forma mais eficiente de fazer essa gestão. Você pode criar seus próprios conteúdos e também compartilhar (sempre dando referências, ok?) os que forem feitos por outras pessoas e que tem a ver com o que você faz no dia a dia.
Por exemplo: se você tem um hotel, pode, além de falar de suas promoções, visitas de pessoas ilustres ou tarifas, dar dicas sobre como montar malas, cuidados na hora de viajar ou até mesmo receitas de comida. Todos esses temas são atrativos para seu público alvo, afinal, se precisam de hospedagem é porque estão com frequência na estrada ou gostam de viajar, certo?
Com dicas e orientações, sua página e seu blog podem receber muito mais visitas de quem está procurando pelos temas ou se o seu conteúdo acabou cruzando com elas no perfil de suas redes. Mesmo que elas não queiram se hospedar naquele momento, atender uma necessidade como fazer malas de forma prática irá atraí-las e elas saberão que podem contar contigo para encontrar informações úteis. Ou seja, você vira uma referência naquele tema.
2) Atrair pessoas que nem te conheciam
Seguindo a mesma linha, se você investe em textos que fazem total sentido para seus potenciais clientes, muito provavelmente eles vão acabar te conhecendo por conta desse conteúdo. Pensa comigo: quantas vezes você foi pesquisar sobre algo no Google e acabou caindo em um site que respondia as suas perguntas e também tinha o serviço ou produto para te oferecer?
Assim funciona o marketing de conteúdo e o inbound marketing: seus clientes são atraídos através de um conteúdo que não é comercial, mas que é totalmente associado a sua empresa. O caminho a partir daí é a pessoa virar uma consumidora ou lembrar de seu empreendimento quando surgir a real necessidade de consumir.
Impulsionar conteúdos nas redes sociais é uma forma de usar essa parte de atração a seu favor também. Você não está oferecendo o seu produto ou serviço, mas sim uma utilidade para a pessoa. Dessa forma, é muito mais fácil de convencê-la a seguir até sua rede social ou site. Mesmo que ela não tenha a intenção de comprar naquele momento, muito provavelmente irá lembrar de você na hora que quiser partir para a ação.
3) Exercitar a principal habilidade do futuro
Uma das principais habilidades do futuro, segundo o especialista no tema Murilo Gun, é a criatividade. Isso vale tanto para trabalhadores e empreendedores, como para as empresas. Criar uma estratégia de conteúdo permitirá que sua empresa exercite e seja vista como criativa, o que pode gerar muitos frutos – tanto em imagem, quanto em vendas.
Além do que, pensar em conteúdos é sair da caixa e entender o que seu público está consumindo de forma geral, ficar atualizado sobre o que acontece e poder se comunicar de forma mais eficaz. Você acha que não é criativo o suficiente? Aqui tem um texto que pode te ajudar.
A tecnologia pode ser aliada de muitas empresas e democratiza o acesso às informações e o seu acesso ao público consumidor. Aproveitar ao máximo as possibilidades que ela traz faz muito sentido para empreendimentos de todos os tamanhos. Aqui nós temos uma planilha de planejamento muito útil para programar seus posts.
Se você já entende o quão importante é investir em conteúdo, mas não tem tempo para organizá-los em sua empresa, você pode contar com a experiência de agências para executar e trazer bons resultados. Clique aqui para receber um orçamento sem compromisso.
Até a próxima!