*Por Juliana Seben

Não sei se você acompanhou, mas recentemente foi publicada a decisão que obriga uma empresa a indenizar Gloria Pires em mais de 1 milhão de reais. O processo correu porque a atriz teve sua imagem veiculada sem autorização em anúncios no Facebook em em sites de beleza. Ou seja, o empreendimento responsável pela propaganda usou fotos da atriz para oferecer seus produtos na Internet.
Parece estupidez? Bem, digamos que nem tanto. O uso das mídias digitais como plataforma de divulgação expôs uma questão que sempre preocupou os profissionais de comunicação, mas que hoje ganhou uma dimensão muito maior: a gestão irresponsável da publicidade e propaganda.
É preciso muito cuidado na hora de pensar em seu conteúdo e em seus anúncios em redes sociais. A disponibilidade de dados e imagens de todas as formas e o desconhecimento das leis que regulamentam o setor (sim, há regras) são armadilhas que colocam em risco a reputação e o caixa das empresas.
Os caminhos para agir corretamente nas Redes Sociais
Se investir em uma comunicação pelas redes sociais traz retorno para você e sua intenção é permanecer ou iniciar suas páginas corporativas e anúncios, é essencial que você siga um destes dois caminhos:
Caminho 1 – Esteja informado sobre as regulamentações do setor e implicações do mau uso de informações e imagens. Aqui uma lista de como buscar: Lei da Propaganda, número 4.680/65 e decreto 57.690/66, com as alterações introduzidas pelo 4563/02, Lei Dos Direitos Autorais (9.610/98), Normas Padrão da Atividade Publicitária, Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº 8.069/90).
Caminho 2 – a segunda opção e que pula a exigência de explorar todas as leis e decretos, é contratar profissional ou agência qualificada para a gestão de redes sociais – que envolve criação de conteúdo e anúncios e, dependendo da negociação, ainda o que é chamado de SAC 2.0, ou seja, responder mensagens, comentários e menções.
Informação nunca é demais, certo? É sempre bom estar atento ao que vale e o que não vale, sempre entendendo que o bom senso conta muito nessa hora. Imagine se alguém usasse sem autorização uma foto sua. Ou ainda fizesse uma publicação dando a entender que você aprova e indica um produto que se quer faz parte de sua rotina. É doido, né? É preciso entender que as pessoas públicas continuam sendo pessoas e, mais que isso, fazem contratos milionários para vender sua imagem, afinal, é disso que vivem.
Dicas de ouro para evitar multas e manter a reputação
Para evitar de correr riscos relacionados à imagem de sua empresa, de violar o direito autoral e sofrer por um processo de plágio que pode render multas pesadas ou ainda contratar profissionais que usam de má fé e também desconhecem a legislação, você pode seguir estas dicas:
- Sempre que possível, crie conteúdos originais.
- Se for compartilhar algum conteúdo, cite a fonte.
- Informe-sempre e faça uma boa pesquisa antes de compartilhar qualquer coisa, divulgar fake news é crime também.
- Sua empresa e sua vida são coisas diferentes, embora imagino que seja difícil para empreendedores fazerem essa desassociação. Porém, a não ser que a essência da sua empresa seja isso, evite temas polêmicos ou posicionamentos políticos, religiosos e futebolísticos.
- Antes de contratar uma agência, investigue sobre sua atuação e compare os pacotes de serviço com os de outras agências, eles variam muito de prestador de serviço para prestador de serviço.
- As redes sociais são uma vitrine que alcançam muita gente, invista em um bom layout, boa redação e estude seu público antes de qualquer coisa.