*Por Juliana Seben
Pode ser desconhecimento ou a falta de alguém para se dedicar ao marketing digital, o fato é que muitos empresários se sentem frustrados com suas investidas financeiras nas redes sociais, pois muitas vezes elas não trazem retorno.
Há ainda os casos em que não há acompanhamento do quanto que está sendo aplicado volta para a empresa, o que é ainda mais preocupante. Isso por que uma das grandes vantagens do marketing digital é essa possibilidade de calcular o retorno sobre o investimento, o chamado ROI, e o custo de aquisição do cliente, que é quanto você investe para conquistá-lo.
Se você já usa as redes sociais para vendas e relacionamento ou está pensando em dedicar tempo e dinheiro nessa mídia, gostaria de te dizer que existem algumas formas de ocupar bem seus investimentos. Pra ajudar, separei os 5 passos que irão contribuir e muito para que você redirecione ou inicie seus esforços em redes sociais. Vamos conferir?
Passo 1: conheça seu público
Esse é o passo número 1 e a principal dica que posso trazer e não apenas em se tratando de público nas redes sociais. É necessário entender quem é seu cliente ideal, pois é a partir dessa análise que toda a comunicação será conduzida. Sabendo qual é o perfil de seu público, você passa a entender o que ele consome de informação, que tipo de conteúdos o agrada, qual é o que chamamos de tom de voz de sua empresa nas redes e também em qual mídia ele busca essas informações, para que você consiga impactá-lo de forma efetiva. Para exemplificar, separei este case, que só foi sucesso por que a empresa soube entender o perfil de sua audiência e tirar proveito disso.
Passo 2: foque na rede que traz resultado
É comum as empresas investirem em todas as redes sociais disponíveis, dividindo a energia entre mídias que não fazem muito sentido para elas, ao invés de concentrar em alguma rede que realmente traga resultados. Essa definição vem a partir do momento em que você (olha o passo anterior) conhece seu público. Por exemplo, o Linkedin é uma rede social muito voltada ao mercado corporativo. Portanto, se sua empresa é B2B, ou seja, o seu público são outras empresas, ela pode funcionar muito bem. Se você tem uma loja de roupas em que o consumidor final são pessoas físicas, ela já não é a mais indicada. Então, porque você gastaria tempo e dinheiro investindo nela? Se você sabe que seu público usa mais o Instagram, foque no que é mais certeiro!
Passo 3: produza conteúdo
O terceiro passo é algo muito esquecido pelas empresas. É comum que as redes sociais virem um outdoor, apenas com informações sobre ela, promoções, produtos. Bem, aqui temos que relembrar que as redes sociais são fonte de informação e uma forma de se conectar com outras pessoas ou ideias. Se coloque no lugar de seu cliente, faça esse exercício, tenha o olhar de consumidor nessas horas para perceber o quão desinteressante é encontrar apenas informações sobre sua empresa. É lógico que você deve informar seu cliente, mas o ideal é dividir entre 80% conteúdo relacionado ao seu negócio e 20% de dados sobre sua empresa. Ou seja: se você vende equipamentos agrícolas, fale sobre agricultura e todas as suas nuances possíveis, pensando no que interessaria ao agricultor em 80% de seus posts e 20% sobre a parte técnica ou vantagens de sua empresa e produtos. Pense em ser útil para seu potencial cliente e atraí-lo pelo conteúdo, criando uma conexão duradoura e de confiança.
Passo 4: cerce o seu cliente
Lembre seu cliente de sua existência sempre ! E para isso, o cerque de informações por todos os lados. Isso significa que muitas vezes a rede social sozinha não é suficiente para conversar com seu público. Invista em outras mídias e faça um plano complementar de comunicação. Reaproveite seus conteúdos para disponibilizá-lo em diferentes canais. Algumas opções como e-mail Marketing, listas de transmissão no Whatsapp, rádios através de anúncios ou assessoria de imprensa, revistas e até materiais impressos próprios. Entendendo seu cliente, ficará mais fácil fazer essas definições.
Passo 5: contrate profissionais
Muita gente fica em dúvida na hora de investir em redes sociais sobre como fazer. Contratar alguém para ficar na empresa? Encontrar serviços de agências qualificadas? Tudo vai depender de sua estrutura, porém, este quinto e último passo serve para você entender que buscando ajuda profissional, o seu investimento é super otimizado. As empresas que já trabalham com redes sociais tem muito expertise na hora de criar anúncios e conteúdos. Já possuem a dinâmica de compreender qual é o público alvo. Conhecem a legislação, evitando que você receba punições pela má conduta nas redes sociais. Possuem contato com consultores do Facebook, Instagram e Google, que ajudam melhor ainda na condução dos trabalhos. Carregam consigo toda essa estrutura já pronta e a experiência com outros clientes, o que você demoraria meses ou anos para construir. E vamos combinar, você consegue acompanhar todas as mudanças que ocorrem em algoritmos, novas formas de anunciar e mídias que estão em alta? Os profissionais sim!
As redes sociais transformaram as formas como nos relacionamos, tanto na vida pessoal, quanto nas relações comerciais. Você pode ter muito retorno ou apenas gastar dinheiro. Se seguir estes passos, tenho certeza que você ficará com a primeira opção! Você já faz alguma deles? Conta pra gente!