*Por Juliana Seben
Com um pouco menos de um ano sendo responsável pelo conteúdo do Instagram e Facebook da Herself Calcinhas e Biquínis Menstruais, que juntos somam mais de 50 mil seguidores, muitos foram os aprendizados relacionados à gestão de redes sociais.
Entender o público, acertar o tom de voz, escolher o que traz mais resultados, tudo isso eu já trouxe como dica nesse post do blog. Hoje, quero ser um pouco mais prática e transformar este texto em um relato pessoal e profissional do desafio e oportunidade que é usar essa mídia para vendas e relacionamento.

1) É preciso dedicação
Não adianta, se você quer um conteúdo de qualidade, que se comunique e, principalmente, se conecte com seu público, o ensinamento mais valioso é compreender que é necessário dedicação.
Isso porque só é possível alcançar este padrão que citei acima, se você dedicar algumas horas de estudo todos os dias. Estudar o que está acontecendo no mundo e que faz sentido para seus seguidores, trazendo para a realidade da marca. Estudar quais são as novidades em Instagram, Facebook e qualquer outra rede que você usar. Estudar sobre a legislação para entender o que pode e o que não pode e os riscos que você deve evitar.
Para obter isso ou você precisa ter uma pessoa interessada e com habilidades, que possa investir este tempo dentro de sua empresa, ou uma agência que seja paga para entregar essa dedicação.
2) Interagir é a palavra de ordem
Além de entregar meu tempo e atenção para fazer a gestão, outro grande aprendizado é como interagir é o verbo mais presente nas redes sociais. As pessoas gostam de opinar, participar, marcar presença. E quando você descobre a forma de sensibilizá-las, incentivá-las a isso, é um prazer enorme! Além, é claro, de uma boa oportunidade de capturar insights.
Não há melhor forma de conhecer seu público do que interagindo com ele. É a maneira de obter uma resposta imediata dos tipos de conteúdo que ele gosta, da abordagem que dá certo, do produto que faz mais sucesso. E o conhecendo profundamente, ter novas ideias de conteúdo se tornam cada vez mais intuitivas
3) Tempo é dinheiro
Quando eu comecei na Herself, nossa equipe era bem reduzida e, por muitos meses, as mensagens e comentários simplesmente não podiam ser respondidos. Foi aí que nós, como time, tivemos a prova viva de que tempo realmente é dinheiro.
Se você não consegue atender seus seguidores, provavelmente está deixando dinheiro parado. No nosso caso, muitas mulheres fazem as compras através das redes sociais e por um longo período nós perdemos o timing da venda, porque não dávamos conta da demanda.
Se você também não consegue atender seu público por acumular funções, coloque na ponta do lápis o que sai mais caro – perder de vender ou contratar alguém.
4) Sem dinheiro não há audiência
E aqui, por favor, não me entenda mal. Nada de comprar seguidores, hein?! De que adianta ter robôs ou perfis fake te seguindo, se essa audiência é totalmente desqualificada? Minha dica aqui é para afirmar que também não adianta você ter ótimos conteúdos que conversam com seu público, se ele for reduzido ou ainda o conteúdo não chegar até as pessoas que te interessam.
E isso vale principalmente para Facebook, em que o alcance orgânico, aquele que não é pago, diminuiu drasticamente. A solução? Invista em posts patrocinados e campanhas de anúncios pagas! Além, é lógico, da velha e boa criatividade mesmo na hora de impulsionar.
As redes possibilitam segmentações muito específicas. Você pode conversar com pessoas que noivaram há pouco tempo e moram numa ilha da Bahia, por exemplo. Incrível, né?
5) Uma audiência para cada plataforma
Já falei disso inúmeras vezes, mas é preciso repetir: cada rede social tem sua dinâmica e os conteúdos precisam ser adaptados. Você pode usar o mesmo, lógico! Mas a dinâmica de Facebook e Instagram são diferentes e se você não levar isso em conta, sua estratégia de conteúdo pode ser atrapalhada.
E aqui mais uma vez lembre-se que se precisar escolher entre uma rede social ou outra por conta da estrutura da sua empresa que não dá conta, é melhor que seja 100% efetivo em uma do que 50% em cada uma delas, ok?
Estes foram os principais aprendizados que tive na gestão de redes sociais. Resumidamente, eles indicam que ter uma estratégia de conteúdo é muito mais do que simplesmente “ocupar” essas mídias. Se você entender que elas são estratégicas para sua empresa, não pense duas vezes antes de investir. E se precisar de ajuda, estamos aqui!