
*Por Juliana Seben
Eu não sei se você sabe, mas 15 de março é uma data que está sendo bastante explorada principalmente por grandes lojas de comércio eletrônico por se tratar do dia do consumidor. Apesar de há muito tempo já ser comemorada nos Estados Unidos, no Brasil ela vem ganhando destaque apenas nos últimos 5 ou 6 anos.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em sua fala, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.
O consumidor é a razão de existir de toda empresa. Sem ninguém para consumir nossos produtos, serviços ou ideias, tudo fica inviabilizado. E foi pensando nessa importância que criamos os 5 mandamentos para um consumidor satisfeito. São dicas sobre como você deve agir para priorizar esse bem maior de sua empresa.
1) Terás um atendimento exemplar
Eu já falei isso em outros posts, mas o melhor de pensar em ações para clientes e consumidores é que nós mesmos somos o teste, final, compramos e consumimos de outras empresas. Por isso, sabemos o quanto é importante ter um atendimento decente e quanto isso contribui para vender mais e fidelizar.
Um bom atendimento passa por profissionais valorizados, bem treinados e dispostos a oferecer o máximo de informações e atenção para o consumidor. Não é difícil, só esse exercício de empatia já é um grande passo.
2) Priorizarás um produto, serviço ou ideia de qualidade
Bom, de nada adianta um atendimento exemplar, se o que você vende também não atende às expectativas, certo? Eles trabalham em conjunto para que ao final da ação de vendas, todos estejam satisfeitos. Por isso, é imprescindível que você entregue algo de qualidade. Quando falamos em serviço ou ideia, fica ainda mais evidente que nosso esforço é diretamente proporcional, certo?
Quando eu ainda estava no colégio, uma frase ficou muito marcada na minha vida, quando um professor contou sua história de vida e de como ascendeu profissionalmente: “tudo o que fizer, faça bem feito, alguém sempre estará olhando”. Enquanto você priorizar a qualidade, alguém sempre estará comprando.
3) Definirás um preço justo
Se você tem um atendimento exemplar e uma entrega de qualidade, quanto vale o que você vende? As formas de consumir tem mudado muito. O cliente se informa muito antes de comprar, portanto, você também precisa ter clara sua política de preço, para que seja realmente transparente e justa.
Criar uma postura cristalina de precificação é uma forma de respeitar o seu consumidor e, se fizer sentido pra ele, mais um ponto pra sua empresa – pra imagem e pra receita.
4) Criarás promoções imperdíveis
Já que falamos em preço, que tal arrasar nas promoções? Todo mundo gosta, afinal! Aproveitar datas comemorativas (como o dia do consumidor) e outras já tradicionais de mercado, fazer lançamentos com condições especiais, eventos e tudo o que é possível explorar vai deixar seu cliente super satisfeito. Além disso, servem para aumentar as vendas, liberar estoque e dar visibilidade para sua empresa.
Aqui só a atenção para a transparência também. Nada de fazer tudo pela metade do dobro, hein?
5) Atualizarás suas redes sociais
Esse ponto a gente vem batendo há algum tempo e em outros posts também. De nada adianta você manter uma rede social, se você não alimenta ela com informações e conteúdos. Você pode e deve usar essas mídias como um serviço para seu consumidor, dando dicas sobre assuntos relacionados ao seu negócio, divulgando suas promoções e, claro, permitindo um atendimento exemplar. Isso envolve responder comentários e mensagens e gerar conversa com quem mais importa pra você.
E aí, incluiria mais algum mandamento nessa lista?