5 ideias de conteúdo para redes sociais para começar a produzir hoje mesmo

Se as redes sociais de sua empresa ainda estão um pouco “tímidas” quando o assunto é conteúdo e atualizações, tenho uma boa notícia: você pode mudar esse cenário ainda hoje.

Muitos empreendimentos tem perfis de Instagram e Facebook, porém, não conseguem organizar as publicações ou mesmo ter uma frequência de postagens, embora isso seja essencial para alcançar resultados. Os motivos variam, pode ser falta de tempo, a pouca experiência ou mesmo a visão de que “existir” nessas mídias seja suficiente.

Se você não se inclui nesse último grupo, algumas dicas práticas que vou trazer neste texto irão te ajudar. Porém, antes de apresentá-las, é importante falarmos um pouco sobre algumas características de três plataformas: Facebook, Instagram e Instagram Stories.

Facebook
Pensar em conteúdo para Facebook é ter em mente que você pode abusar de informação. Mas para poder chamar atenção para o que você quer dizer, na hora de escolher uma imagem, lembre-se que a função dela é ser o gatilho para incentivar o usuário a ler a descrição de seu post.

Instagram
O instagram tem uma dinâmica um pouco diferente. Muitas empresas, especialmente que tem relação forte com imagem, como moda, arquitetura e design, tem investido na rede como uma vitrine, com um feed bem elaborado. Você não precisa necessariamente agir assim, porém, deve levar em conta que a imagem tem função principal no Instagram, ela deve falar tudo e por si só – é um lugar de inspiração!

Instagram Stories
Os Stories do Instagram vão te ajudar a criar uma interação instantânea com seus seguidores. E aqui, a brincadeira não tem limites! Você pode usar muito a criatividade e “humanizar” a sua empresa, mostrando bastidores e como tudo acontece por trás da cena.

Com estas características em mente, vamos começar a produzir? A partir de agora, vou falar de 5 formas possíveis de criar conteúdo, mesmo para quem não tem experiência ou muito tempo.

Produtos e serviços
Eu espero que seja fácil para você falar de seus produtos e serviços! E é por isso que você pode começar com essa opção. Porém, na hora do post, pense em inovar na apresentação e usar alguns recursos para ter sempre material. Por exemplo, use fotos de seus clientes, as que eles postam ou incentive essa participação. Outra forma de falar sobre este tema é com depoimentos. Quem é mais gabaritado para falar sobre você do que seus clientes? Use Facebook, Instagram e Stories tanto para divulgar, quanto para solicitar – a interação também faz parte da estratégia de conteúdo.
Com a Dalbosco Café e Delícias conseguimos explorar bem essa parte.

5 ideias de conteúdo pra redes sociais para começar a produzir hoje mesmo
Fale de seu produto usando fotos de clientes também,

Temas atuais e relacionados ao seu negócio
Aproveitar o boom de notícias ou mesmo pautas que estejam relacionadas ao seu negócio é uma forma eficiente e fácil de criar conteúdo. Você pode fazer uma curadoria e indicar leituras, além de também usar como uma causa sua ou promover as ações que você desenvolve fora das redes e que estejam vinculadas a uma data ou prazo. Como no exemplo dos Postos Kaninha, incentivando a responsabilidade do motorista cidadão.

Abrace uma causa e a incentive trazendo informações.

Frases
As frases geram bastante engajamento e são uma forma de você falar sobre seus valores. Escolha uma autora ou autor que diga algo relacionado ao que sua empresa esteja conectada e que expresse uma ideia legal. Para isso, uma rápida pesquisa em seus livros de cabeceira ou na Internet (lembrando sempre de verificar a verdadeira autoria, nesse caso) já é suficiente para encontrar uma infinidade de opções. Você pode buscar a arte pronta e dar os créditos ou criar seu próprio layout, o que é mais indicado. Na fanpage do Dentista Mário Marchiori Jr. as frases marcam presença e estão quase sempre relacionadas ao sorriso, “produto” final dele.

Frases são ótimas para engajar e falar sobre seus pilares.

Datas comemorativas e promoções
Essa é uma dica sempre presente, pois é muito prática e uma boa tática de vendas e relacionamento. Usar as datas comemorativas para homenagear as pessoas envolvidas ou criar promoções relacionadas é uma forma de manter seu conteúdo sempre atualizado também. Você pode usar as tradicionais, mas também pesquisar as que tem a ver com o seu empreendimento. Nesse exemplo, a FAT lembra o dia da felicidade, que não é nada usual, mas que pode criar um movimento de comemoração e engajamento entre os seguidores. Além do que, associa a marca com algo super positivo. Dessa forma também, gerar pauta fica mais fácil pra você. Outro exemplo é o Boone’s Bar, que aproveitou uma data super importante para o mercado para criar uma ação no ponto de venda e assim poder gerar muito conteúdo nas redes.

Use datas comemorativas para gerar pautas.
Ações no ponto de venda geram muito conteúdo e imagens.

Perguntas e marcações de pessoas
Essa é uma ótima dica para gerar engajamento e tornar sua marca conhecida entre mais gente. Você pode usar em diferentes postagens – seja de produto, curadoria, datas comemorativas ou frases. Pesquise em perfis referência e use a criatividade. No caso da Herself, usamos o mês da mulher para engajar as seguidoras, que deveriam comentar o nome de uma mulher marcante.

Incentive o engajamento ao post convidando para marcar os amigos.

Não é tão difícil quando vemos a aplicação, não é mesmo? Então, que tal colocar em prática hoje mesmo? Faça uma varredura das imagens que você tem arquivadas ou comece a promover os conteúdos incentivando esta interação com os clientes. Uma boa pesquisa em perfis que você gosta também pode entrar pra conta, bons exemplos nunca são demais, certo?

 

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