RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Vale a pena patrocinar um evento?

Essa pergunta é bem comum e costumamos ouvir de muitos de nossos clientes, já que existem sempre promotores de evento buscando parecerias com empresas para ajudá-los nas promoções.

Vale a pena sim, desde que se analise a relação entre custo do patrocínio e mídia de contrapartida. Também deve sempre se levar em conta a relevância que o evento tem para a marca de sua empresa, se o evento relaciona-se com o seu negócio, se o público alvo do evento é o mesmo que o da sua empresa, se os promotores são pessoas sérias e se o evento em si promove algo positivo.

Depois de todas essas análises, se decidir patrocinar, você deve ainda tirar o maior proveito possível do fato, já que eventos costumam atrair um número bastante grande de pessoas. Os participantes do evento precisam relacionar sua marca e você não deve esperar apenas pela contrapartida dos promotores, mas sim, realizar ações em seu ponto de venda que lhe tragam mais retorno neste patrocínio.

Podemos exemplificar melhor com o case que temos do TRR Kaninha quando patrocinamos um show do personagem Badin – O Colono em Tapejara. O Kaninha já tinha uma relação com o personagem devido a uma campanha realizada na safra de soja de 2018 (veja aqui). Isso já é um motivo bem forte para que a empresa patrocine um show do tipo. Além do patrocínio, negociamos com os promotores do show uma quantidade de cortesias e tornamos o Posto Kaninha um ponto de venda de ingressos.

 

As cortesias disponibilizamos aos clientes que efetuaram a troca de óleo de seus veículos nos Postos Kaninha de Tapejara no período que antecedia o show. Vale ressaltar que o Kaninha já tem uma campanha de troca de óleo com brinde em andamento e apenas inserimos a opção de ingressos para show do Badin como brinde. Todas as cortesias foram esgotadas. Além disso, aproximadamente 70% dos ingressos do show, que lotou, foram vendidos pelos postos Kaninha. O patrocínio, além de todas essas vantagens, ofereceu ainda uma ótima contrapartida de mídia em rádio, Facebook, impressos e no próprio show, quando o VT do TRR Kaninha estrelado pelo Badin foi veiculado nos telões instalados no evento.